Como cuidar de gatos filhotes

como cuidar de um gato

Muita gente tem dúvidas de como cuidar de gatos filhotes, mas não se esqueça o seguinte: NENHUMA DICA NA INTERNET, IRÁ SUBSTITUIR O PROFISSIONAL DA ÁREA, neste caso o Veterinário!

Se notar que o bichano está muito desidratado,  não responde a estímulos, debilitado por não comer direito há muito tempo, você pode dar Pedialyte sem sabor, que se compra em qualquer farmácia, ou passar glucose de milho (Karo) na sua gengiva para elevar o nível de açúcar no sangue. Com isso você consegue ganhar um tempo precioso para conseguir chegar ao veterinário mais próximo.

Se você já tiver outros gatinhos em casa, o bichano deverá ficar de quarentena. Isso evitará que  ele passe, caso tenha, alguma doença para os gatos já existentes.

Ter um gato envolve prazeres e responsabilidades. Ao chegar, o filhote deverá receber muito carinho e atenção, a fim de que se acostume com a sua nova família e habitat o mais rápido possível. Nunca devemos esquecer de que a saúde de seu amiguinho dependerá de você.

Em termos imunológicos, o conceito de vacinação é o uso da resposta de memória ao antígeno, para eliminação de patógenos antes que estes causem moléstia. Portanto a vacinação visa à prevenção ou regressão e desaparecimento de determinadas doenças.

Receita para cuidar do seu gatinho filhote:

como cuidar de um gato

Receita – opção 1
– 200ml de leite integral
– 1 gema de ovo
– 1colher de sopa de creme de leite
– 1 colher de chá de mel
Modo de preparo


Ferver o leite com a gema de ovo. Quando estiver morno, acrescentar o creme de leite e o mel. Depois de misturar os ingredientes, colocar em uma mamadeira específica para filhotes. “É muito importante o uso da mamadeira para evitar que o leite entre na traqueia ao invés do esôfago”, alerta Adriana. O leite deve ser oferecido a cada duas horas.

Receita –opção 2


– 1 litro de leite integral
– 1 gema de ovo
– 1 colher de sopa de nata
– 1pitada de sal
– 1 colher de chá de mel
– 1 folha de gelatina incolor
– 1 colher de sopa de Calcigenol

Modo de preparo


Bater tudo no liquidificador e manter na geladeira. Antes de oferecer ao filhote, aquecer em banho-maria.

Alimentação:

Uma dieta adequada é essencial para que o animal tenha uma ótima saúde e desenvolvimento em todas as etapas de sua vida.

O gato deve permanecer com a mãe até o desmame. Após este período o proprietário deve fazer a introdução da alimentação que o animal receberá, optando por ração. Sabe-se hoje que o mais indicado para o animal é a administração de ração.

Para cobrir todas as necessidades energéticas diárias, o alimento deve conter de maneira equilibrada proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais.

As necessidades protéicas no gato são bastante elevadas, onde estas fornecem aminoácidos essenciais para o seu crescimento e renovação dos tecidos.

As gorduras fornecem a energia, e também ácidos graxos essenciais que sintetizados atuam na renovação da pele e no funcionamento hepático. Deve-se salientar que o excesso de gorduras leva ao risco de um excesso de peso e suas conseqüências.

Mais dicas para você cuidar do seu gato, aqui no site: http://meugatofofo.info